Plataforma B2B é um sistema que permite o comércio eletrônico entre empresas para a venda de produtos e/ou serviços, permitindo o pedido e processamento online entre varejistas, distribuidores, fabricantes e atacadistas.
Enquanto no B2B a venda é direcionada a outras empresas, no B2C a venda é direcionada para consumidores finais. Essa diferença reflete nos preços praticados, porque os produtos vendidos no B2C costumam ter um preço mais elevado comparado aos vendidos no B2B, que privilegia a venda em volume. O e-commerce B2B tende a ser mais complexo do que o B2C, porque as compras são baseadas em necessidades e menos orientadas ao impulso, como ocorre no B2C. Além disso, no B2B o preço é personalizado conforme o volume e no B2C o preço é igual para todos.
Os compradores B2B hoje têm expectativas altas e são mais exigentes. Portanto, ao operar via B2B é preciso ter uma plataforma ágil e responsiva. É importante entender que construir relacionamentos é crucial, mesmo em compras corporativas online. De acordo com o relatório Estado do Cliente Conectado da Salesforce, 72% dos compradores de negócios esperam que os fornecedores ofereçam engajamento personalizado.
De acordo com um relatório da McKinsey, 76% dos compradores B2B acham útil falar com alguém quando estão pesquisando um produto ou serviço e 15% querem falar com alguém ao fazer um novo pedido. Oferecer um novo pedido com um clique ou até mesmo assinaturas recorrentes também pode melhorar a satisfação do cliente. É importante ainda a integração do seu B2B com o ERP em uso na sua empresa e, se possível, com o ERP dos seus fornecedores para que o processo de venda online seja automatizado ao máximo, o que significa economia de custos e maior lucratividade.
Selecionamos 06 vantagens ao adotar um e-commerce B2B:
Uma plataforma eficaz permitirá que sua organização cresça e escale facilmente para atender à demanda do mercado e às necessidades dos clientes, te permitindo, sem investimentos exorbitantes, abrir novos canais de vendas e alcançar continuamente novos segmentos de mercado. Considere adotar soluções de nuvem de comércio eletrônico B2B extensíveis, que permitem a renovação da tecnologia em uso e melhora significativa dos recursos;
Por meio da integração com o ERP e outros sistemas de negócios de back-end, o B2B será mais eficiente, porque os clientes poderão fazer pedidos on-line conforme sua conveniência e sua empresa pode se concentrar em funções reais de atendimento ao cliente, em vez de simplesmente receber pedidos. Com a integração, quando seus clientes fazem pedidos no B2B, os pedidos entram automaticamente no ERP. Não há mais atrasos na espera por alguém de sua equipe para inserir dados importantes no sistema e sem o risco de possíveis erros. Em vez disso, o processo de atendimento do pedido começa imediatamente, resultando em uma entrega mais rápida. Além disso, pedidos e fluxos de trabalho automatizados eliminam a necessidade de reconfigurar dados em sistemas independentes, reduzindo (novamente) a possibilidade de erros. Isso melhora ainda mais a eficiência dos processos de envio e aumenta a receita;
Um comércio eletrônico B2B com páginas de catálogos é uma ferramenta poderosa para alcançar novos clientes. À medida que os compradores B2B se dirigem à compra digital, devido à facilidade em comparar produtos e encontrar os melhores preços, fabricantes e distribuidores podem aproveitar o poder dos mecanismos de pesquisa para se conectar com eles. Ao desenvolver um B2B responsivo com conteúdo rico e amigável para SEO, você também pode localizar novos visitantes e convertê-los em clientes;
O comércio eletrônico B2B não apenas ajuda a alcançar novos clientes, mas também permite implementar facilmente um programa automatizado de recomendação de venda cruzada e upsell. Com isso, é possível aumentar as vendas oferecendo sugestões relevantes aos clientes e incentivando a aquisição de itens relacionados à compra ou itens com mais recursos e funcionalidades, de acordo com o comportamento de navegação ou de compras anteriores do usuário;
Uma plataforma B2B fornece as ferramentas perfeitas para o lançamento de campanhas que resultarão em dados valiosos. Dessa forma é possível facilmente medir e avaliar campanhas de marketing, eficiência das vendas, mix de produtos, giro de estoque, entre outros itens relevantes ao seu mercado, além da integração das análises com seu ERP, que fornecerá dados valiosos;
Seu sistema de comércio eletrônico B2B precisa exibir descontos customizados para incentivar pedidos maiores. Também precisa ser integrado a um sistema de automação de marketing para enviar e-mails personalizados.
Uma plataforma B2B bem projetada fornece as informações corretas aos seus clientes com a automação de todo o processo, suporte para o processo de negociação, consulta de preços negociados, preferências personalizadas, relação de notas fiscais, relação de duplicatas, extrato financeiro, segunda via de boletos em aberto, entre outros. Recursos que estão disponíveis na plataforma AddSuite, incluindo a integração com Totvs, SAP e os principais ERPs do mercado via API.
À medida que um pedido é inserido no sistema B2B, é atualizado imediatamente no ERP e é feita a baixa no estoque automaticamente. Da mesma forma que, à medida que seus níveis de estoque são ajustados no ERP, o B2B é atualizado imediatamente. Como resultado, os níveis de estoque em ambos os sistemas estão sempre sincronizados e precisos, permitindo que os clientes confiem em seus dados e você gerencie novos pedidos (e, portanto, seu fluxo de caixa) de forma eficiente e totalmente automatizada.
Em uma pesquisa realizada pela Mckinsey em outubro de 2021 com 1.200 compradores B2B, nos Estados Unidos, 94% disseram que os representantes de vendas melhoram a experiência de compra online B2B. Destacamos 04 formas que os representantes de vendas em campo podem aprimorar a experiência em pedidos B2B:
E-Commerce B2B de Pisos (Tarkett) https://tarkettlink.com.br/login.aspx
Com 130 anos de experiência e fábrica no Brasil desde 1960, a Tarkett está presente nos quatro cantos do mundo com a fabricação e comercialização de soluções para pisos e revestimentos, principalmente vinílicos. Atenta às demandas do mundo digital, a companhia disponibiliza um e-commerce B2B de pisos utilizando a plataforma da AddSuite.
Na plataforma B2B, o catálogo destaca os lançamentos, traz preços personalizados por cliente conforme a parametrização no ERP em função do relacionamento que tem com a fabricante, prazo de produção e condições de pagamento. Por estar totalmente integrado ao SAP da Tarkett, os clientes (por meio de login e senha) podem consultar todas as faturas, as NFes e condições de pagamento.
Com apenas um usuário e senha o comprador pode adquirir diferentes itens em várias filiais, com a visualização em tempo real da posição do estoque por categoria de produtos e lote. Com a vantagem da plataforma calcular a quantidade de caixas de pisos necessárias automaticamente, de forma descomplicada, a partir da metragem fornecida. Em breve, o sistema terá o recurso de oferecer acessórios relacionados à compra.
A plataforma chega a receber diariamente 500 solicitações de orçamentos, o que exige uma inteligência no sistema para direcionar o cliente para até três revendas próximas. A entrega dos pisos é feita pela própria Tarkett, mas existe a possibilidade de retirada com um agendamento inteligente para que haja um escalonamento, evitando o acúmulo de transportadoras nessa área. Existe ainda um outlet no e-commerce B2B, que oferece as mesmas facilidades para os clientes que compram lotes que sobraram.
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E-Commerce B2B de eletrônicos (Santana Imports)
https://santanaimport.com.br/
A Santana é uma importadora e distribuidora de acessórios eletrônicos e componentes, com sede em São Paulo em 7.500 m2 e um Centro de Distribuição no Sul, em Itajai, SC, em um espaço com 16 mil metros quadrados. São mais de 30 anos de experiência no comércio atacadista de semicondutores.
Hoje inclui em seu portfólio diversas linhas de acessórios eletrônicos de marcas próprias. Com um crescimento anual de 20% e mais de 10 mil clientes cadastrados, a Santana tem em seu e-commerce B2B um diversificado portfólio com antenas, áudio e vídeo, CFTV, componentes eletrônicos, ferramentas, produtos de informática, uma linha musical, materiais elétricos e para telefonia.
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E-Commerce B2B de calçados (DS2GO) https://www.disantinni.com.br/ds2go.html
O Grupo DI Santinni nasceu com uma pequena fábrica de calçados em 1980 e abriu sua primeira loja no Rio de Janeiro, no Norte Shopping em 1986. Atualmente, tem mais de 4.500 colaboradores e cerca de 4,3 milhões de clientes transitando pelas suas lojas físicas por mês. Ao todo são 119 lojas pelo Brasil, distribuídas nos estados de Alagoas, Pará, Amazonas, Rondônia, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, além da forte atuação no Rio de Janeiro.
Para ampliar os negócios no mundo digital, o Grupo disponibiliza um e-commerce B2B para atender lojas e revendedores com sua linha de calçados femininos, infantis, masculinos e acessórios, além de um outlet online. Pelo B2B, oferece pagamentos em até 4x sem juros e desconto de 3% para pagamento à vista via boleto.
A plataforma também atende os franqueados e consultores da DI Santinni. No caso dos consultores, os empreendedores não precisam de um centavo para começar a vender, porque contam com vários recursos por meio do B2B, como um canal online para dúvidas atendido diretamente por especialistas do Grupo, venda comissionada por meio de links personalizados e comissões de até 20%.
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E-Commerce para peças automotivas (Isapa)https://www.isapa.com.br/
A Isapa tem mais de 20 anos no segmento autopeças. Apenas 2 anos após seu nascimento recebeu o 1º prêmio como maior distribuidora de peças importadas no país. No ano seguinte lançou sua marca própria, a Autotec. Mais 2 anos e anuncia a marca própria para motor, a Frontier, e na sequência a marca DLZ, para suspensão.
A companhia conta com 30.000 m² e 37 mil posições de paletes, distribuídos em quatro depósitos estrategicamente localizados no território nacional, com um time de mais de 500 colaboradores. Atualmente são 6 marcas exclusivas com uma completa linha de produtos para carros nacionais e importados, totalizando mais de 10 mil itens para mais de 40 mil aplicações, entre linhas leves, vans e pick-ups.
Por meio da plataforma AddSuite, todo o portfólio está disponível online no e-commerce B2B da Isapa, incluindo uma área exclusiva para clientes (grandes varejistas e revendedores) e outra para os representantes espalhados pelo Brasil inteiro.
Para a maioria das empresas B2B, o comércio eletrônico está se tornando a próxima fronteira de crescimento e vantagem competitiva. Mas sempre aparece a dúvida: contratar uma plataforma pronta ou criar uma internamente? A plataforma desenvolvida por especialistas permite customização e é armazenada na nuvem. Você pode acessar com um login e senha de qualquer lugar do planeta, seja para gerenciar ou resolver pendências, por exemplo. Ao contratar uma plataforma pronta, você encurta caminho nessa jornada digital, porque terá a sua disposição um conjunto de recursos fundamentais que foram testados no mercado com espaço suficiente para personalização para moldá-lo às suas necessidades.
Por outro lado, o Desenvolvimento in house exige a contratação de especialistas que desenvolverão a plataforma usando sua infraestrutura de TI. Portanto, se não tiver a infraestrutura de TI necessária, esse será seu primeiro investimento. In house os contratos de desenvolvimento podem demandar de semanas a meses. Aliado a isso, você terá: custo de configuração de infraestrutura, taxas de hospedagem, contratação de uma força de trabalho permanente para manutenção e adição de funcionalidades, encargos de integração, entre outros itens que surgirão conforme sua plataforma se torne mais complexa e robusta.
Plataformas eficazes são capazes de fornecer soluções baseadas em dados para as necessidades dos clientes enquanto fazem as compras. Para um cliente recorrente, por exemplo, algoritmos de inteligência artificial podem ajudar a encontrar um produto apropriado no momento certo, como quando realizam uma sequência de ações para sair do site ou abandonam o carrinho. Ao fornecer dados sobre o comportamento do cliente, como compras e visitas de retorno, é possível segmentar a base de clientes e fazer ofertas especiais, como descontos por volume ou forma de pagamento diferenciada.
Por isso, é fundamental que a plataforma tenha funcionalidades que possibilitam o aumento da capilaridade de atendimento de clientes, serviços aos clientes e representantes na relação B2B. A plataforma de e-commerce AddSuite, por exemplo, permite:
– Cadastramento e Identificação de clientes;
– Preços diferenciados;
– Utilização da plataforma pelos representantes e vendedores;
– Condições e formas de pagamento personalizadas por cliente;
– Curadoria de produtos;
– Painel do comprador com: Últimos pedidos, Repetição de pedidos e Upload de pedidos por planilha.
Separamos 04 itens importantes que você deve considerar ao escolher uma plataforma B2B para o seu negócio:
⦁ Fácil integração – Para grandes varejistas com uma ampla variedade de ofertas de produtos e milhares de SKUs, seria quase impossível gerenciar o estoque sem uma plataforma integrada ao ERP, mas as pequenas empresas também se beneficiam desse recurso, que ajuda a maximizar a eficiência por meio da automação. A plataforma de comércio eletrônico B2B deve oferecer integração perfeita com seu ERP para que todas as atividades associadas à sua loja online sejam sincronizadas com as operações de back-end;
⦁ Crescimento descomplicado sob demanda – Certifique-se de selecionar uma plataforma B2B projetada para crescer com seus negócios, porque é importante ter a infraestrutura adequada para lidar com o aumento da demanda que virá à medida que sua empresa atrair novos clientes e crescer. Se você experimentasse um aumento repentino de visitantes, não gostaria que seu site falhasse, então antes de decidir sobre uma plataforma B2B, investigue se ela pode acompanhar o tráfego. Plataformas B2B baseadas em nuvem, como a oferecida pela
AddSuite, são a melhor escolha, porque são criadas para dimensionar conforme sua demanda, mantendo velocidade e desempenho máximos, mesmo durante os períodos de pico;
⦁ Design responsivo – Os clientes online compram em diferentes dispositivos. Sua plataforma deve ser capaz de processar as solicitações, independente do dispositivo que o cliente está usando. Seu conteúdo da web deve ser renderizado corretamente em vários dispositivos, porque os compradores geralmente estão ocupados durante o dia operando suas lojas físicas;
⦁ Suporte técnico – Independente da plataforma de e-commerce B2B escolhida, em algum momento haverá um problema técnico ou você precisará de uma resposta sem que tenha de esperar horas ou dias pelo atendimento dessa demanda. Por isso, certifique-se de poder entrar em contato com uma pessoa real que o ajudará prontamente com qualquer imprevisto na plataforma.