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Pesquisas mostram crescimento na adesão ao cashback no Brasil

Os varejistas que oferecem cashback podem aumentar os gastos por cliente em 85% em comparação aos clientes sem esse benefício. A cada mil clientes engajados, isso adiciona R$ 883,4 mil ao faturamento. Após seis meses, os clientes que obtêm essa vantagem têm uma retenção 4,8 vezes maior do que aqueles que não a usam.

Os programas de fidelidade podem dar aos seus negócios mais visibilidade em um mundo competitivo, oferecendo opções de desconto eficazes. Assim, ações com benefícios como cashback têm crescido nos últimos anos, principalmente no varejo. Os dados são da IZIO&Co, que fez o levantamento junto a 5 milhões de consumidores e 24 varejistas que já adotam o cashback como parte da estratégia de venda.

O cashback se destacou em comparação às outras opções. Por exemplo, para os descontos imediatos, o benefício aumenta a frequência de compra em 57% e o gasto médio dos clientes em 18%. Ou seja: o crescimento no uso do cashback é essencial para adaptar estratégias e conquistar novos consumidores atualmente.

Já a pesquisa “Panorama da fidelização”, realizada pelo TSI (plataforma de educação que fomenta ideias e conceitos sobre fidelização), revelou que em 2022 o cashback já era o benefício preferido por 52% dos consumidores brasileiros em comparação com descontos (47%) e passagens aéreas (30%). Isso foi melhor detalhado na pesquisa realizada pelo Mosaico, empresa do Banco PAN, que analisou os comportamentos de compra de diferentes gerações.

O uso de pagamentos digitais é uma tendência que está presente em todas as gerações. Ao fazer compras, cerca de 50% dos clientes de todas as idades escolhem esta modalidade. O estudo examinou os Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1964), a Geração X (1965–1980), os Millennials (1981–1996) e a Geração Z (1997–2010). Houve uma diferença notável entre essas gerações em termos de uso de cashback. Apenas 21% dos Baby Boomers usam essa ferramenta, mas cerca de 70% das outras gerações se beneficiam dela.

O mesmo resultado ocorreu no levantamento feito pela Ebit Nielsen, realizado este ano, onde foi constatado que o cashback é o método de fidelidade mais apreciado pelos consumidores brasileiros, quase o dobro (1,9 vezes mais) do que os pontos. O “dinheiro de volta” tem mais poder de atração e retenção do que o desconto, porque é direcionado a um grupo específico de clientes recorrentes, atingindo os usuários registrados na plataforma. Além disso, a oferta de produtos é direcionada de acordo com o perfil de consumo, região e outras subsegmentações.